Visita à Famel em 1991.

Famel. Aposta de nível Europeu

Esta reportagem foi integralmente retirada de uma Revista Motociclismo de 1991. O texto e as fotos são da responsabilidade de Alberto Pires.

O site www.motorizadas50.com  com a publicação destas reportagens pretende partilhar informações importantes sobre  marcas e modelos que infelizmente já não se produzem e que dificilmente voltarão às páginas destas publicações.

Se os autores/ responsáveis por estas reportagens acharem que este site ao publicar estes textos  está  a ir contra os interesses das publicações, enviem por favor um e-mail para motorizadas50@gmail.com que as  mesmas serão imediatamente retiradas...

A indústria de Ciclomotores e Motociclos tem registado a nível mundial um crescimento e desenvolvimento proporcional das necessidades de mercado. Estes alteraram-se significativamente nos ultimos anos, criando novos padrões estéticos e mecânicos. Conhecedora das novas regras, a Famel desenvolveu e apresentou duas novas propostas neste segmento. A Scooter Faxion e a Olimpic 92.

 

 

A Famel é hoje uma marca solidamente implantada no mercado nacional. Dispondo da maior rede comercial instalada no país, detém cerca de 30% do mercado das 50cc, e se considerarmos apenas a produção nacional, este valor sobe para os 50%.  Se estes números já indicam algo relativamente à capacidade produtiva da casa de Águeda, a visita que nos foi proporcionada às suas instalações fabris, permitiu descobrir o enorme potencial técnico de que dispõe.

Nos seus 51.000m2, dos quais 15.000 já cobertos e 3.000 em fase de acabamento para o sector comercial, encontramos uma linha de produção completamente autónoma. A prová-lo o facto de estar dotado de equipamento informático CAD, no qual se projectam todos os elementos necessários à realização dos seus modelos, dos robots de soldadura, de tornos computurizados para o fabrico de ferramentas, moldes e peças, do departamento de injecção de plásticos, tratamento de superficies e pintura.

 

O Robot de soldadura é uma das inovações a nível nacional em termos de fabricação de veículos de duas rodas.

 

A garantia da qualidade é assegurada através de um completo laboratório de testes onde se comparam os componentes saídos da linha de produção com o projecto inicial. É feita uma selecção diária, e através de processos computurizados, são verificados ângulos, cótas e resistência superficiais. Esta capacidade deu origem aos grupos propulsores das novas propostas da Famel. Os novos motores, monocilindricos a dois tempos, com arranque electrico, embraiagem centrífuga e sistema de mistura separado, serão o cavalo de batalha da marca para se impôr no mercado. A sua concepção actual permitirá concorrer de igual para igual neste capitulo com as restantes marcas.

As suas qualidades foram já apreciadas ao ponto de poder vir a equipar modelos de outros construtores, o que mostra a validade do projecto.

 

Na máquina de fabrico de peças em alumínio, são executados muitos dos componentes metálicos dos produtos da Famel.

Faxion:

O potencial mercado aberto com as Scooter levou a Famel a criar a Faxion. Dotada de um visual agradável e estando dotada de todos os requisitos necessários em termos de equipamento, acreditamos que será um dos modelos a ter em conta por parte dos clientes do género. A surpresa verificou-se durante o breve contacto dinâmico que nos foi proporcionado. A Faxion é muito mais cómoda que as suas concorrentes. Para tal, contribuiram de forma decisiva o banco, as suspensões e a boa posição de condução. A travagem e a maneabilidade situam-se dentro da média, sobressaindo, isto sim, a generosidade do motor.

Apesar de dotado de uma relação final bastante longa ( será reduzida), mostrou uma boa aceleração. Com a desmultiplicação definitiva será com certeza, dos modelos com melhores prestações em termos de arranque e recuperação. A juntar ao bom desempenho o reduzido nível sonoro, contribuindo desta forma para o prazer de condução e dignidade da imagem do motociclo.

 

Estes cárteres esperam fazer parte dos motores que por vocês serão comandados.

 

Olimpic 92:

Este modelo da Famel pertence a um grupo diferente de motociclos. Bastante em voga à alguns anos atrás, as "aceleras" foram desaparecendo gradualmente dos catálogos dos fabricantes. No caso da Olimpic, o facto de oferecer espaço debaixo do banco para acondicionar um capacete, deitará por terra um dos argumentos contra esta classe. O facto de ser mais estreita que as scooter, joga em seu favor no trânsito citadino, para além de ser mais estável e maneável devido ao tamanho das rodas e altura do conjunto. Esta problemática fica, no entanto, por conta do utilizador.

 

Esta complexa máquina computurizada, serve para estampar e corte dos materiais plásticos.

 

A Olimpic é bonita e a qualidade aumentada através do espaço destinado para o capacete debaixo do banco e tal como a Faxion é dotada de arranque electrico. Na curta distância percorrida foi ainda assim facil apercebermo-nos de um comportamento correcto do conjunto sobressaindo, tal como na Scooter, o comportamento exemplar do motor. É este, sem dúvida, o grande trunfo da Famel.

 

O Eng.º Sena Fonseca ( à direita) na secção de desenho CAD (Computer Aided Design).

 

Presente durante a apresentação dos novos modelos, o "team" composto por A. Leite Faria e Jorge Duarte viu confirmado e reforçado o apoio da Famel, uma união que tem dado os melhores resultados.