Ida a Gavião.

Num dos muitos contactos que recebo diariamente para o e-mail deste site, houve um que  me deixou particularmente satisfeito. O simpático leitor que me escrevia desejava oferecer-me 3( sim três!) motorizadas Portuguesas, bastando apenas marcar um encontro e deslocar-me até sua casa!

Foram vários os contactos que se estabeleceram para encontrar uma data que possibilitasse a minha visita, já que a viagem Aveiro- Gavião demoraria algumas horas a realizar. A data encontrada foi o dia 29 de Julho de 2006. O veículo a utilizar seria o VW Golf GTD de 1990 pertença do meu pai e o único a possuir uma lança de reboque que permitiria o transporte do atrelado para efectuar o carregamento das motorizadas.  A partida foi realizada por volta das 7:45h sendo a viagem realizada pela A1, A23 e por várias estradas Municipais até Gavião. Por volta das 10:00h chegaria ao centro de Gavião onde o simpático leitor deste site aguardava por mim.

  O Alentejo possui locais de perder a vista....

A viagem prosseguiu então até Portalegre, já que uma das motorizadas a oferecer estava numa bela Herdade nesta localidade.

 

Macal Cliper de 1969 em excelente estado para restauro, geltilmente oferecida pelo proprietário da Herdade.

Nesta Herdade era possivel ver imensas cabeças de gado bovino a pastarem em grande tranquilidade e liberdade...

Retomado o caminho, viajamos até Ferraria onde se encontravam os outros  dois modelos a oferecer e que eram pertença do leitor deste site. Tratavam-se de uma bela Famel Zundapp Caçador e de uma curiosa Mairl com motor Casal de 4 velocidades.

Famel Caçador colocada no atrelado. Esta motorizada encontra-se bastante completa e original.

Mairl com motor casal de 4 velocidades. Esta motorizada é um veículo bastante curioso. Montado por um pequeno montador da região de Pombal, comprava vários componentes a vários fabricantes nacionais e montava os seus modelos. Esta Mairl Casal possui um quadro da Famel,  motor Casal,  forqueta e suporte Confersil. O motivo para a compra de  componentes de diferentes marcas para montar uma motorizada talvez se devesse a questões de custos...

Como se ainda não bastassem todas estas ofertas ainda fui convidado pelo leitor do site a um belo repasto na casa da sua mãe, onde nem sequer faltou o saboroso pão caseiro!

Depois do almoço era tempo de me ir embora pois ainda tinha muito kilometros de estradas para percorrer. Foi tempo de despedidas e agradecimentos.....

O carro parado numa das muitas estradas municipais por onde passei com o atrelado cheio de motorizadas.

 

 O Sobreiro é um símbolo indiscutível do Alentejo, assim como o formidável calor,  a natureza preservada, a simpatia das gentes e a segurança que se vive nestas localidades onde ainda se podem deixar os veículos abertos com a chave na ignição e cheios de objectos no seu interior que nada acontece.

Sinceramente o Alentejo ficou no meu coração!

A segunda parte desta jornada deveria ser igual à viagem de ida ou seja, apanhando todas as estradas por onde tinha passado para chegar a Gavião só que no sentido inverso para poder chegar calmamente a Aveiro!

Só que uma indicação errada do meu pai, que se referiu ao seu carro como sendo muito económico, aliado a uma bolsa de Estudante que anda invariavelmente vazia, fez-me passar por alguns calafrios! Talvez derivado ao facto de transportar o atrelado cheio, o carro a Diesel do meu pai gastou qualquer coisa como 35€ de combustivel, bem mais do que estava à espera!

Resumindo um pouco a história, fiquei com 10 euros para pagar a portagem Torres Novas/ Aveiro ( cerca de9.30€ e ainda necessitava de colocar combustível suficiente para chegar a Aveiro!

Resultado: Tive de sair em Pombal e com os 5 euros que me restaram fazer todo o trajecto pelas estradas municipais e nacionais até Aveiro!

Com muita dificuldade lá fui percorrendo o trajecto, tendo chegado a Aveiro com o carro completamente seco, tão seco que o meu pai quando viu o indicador de combustível nem se queria acreditar como é que tinha  chegado a casa!

O atrelado guardado em casa a esperar viagem para a minha garagem em Sever do Vouga.

No dia 31 de Manhã lá levei as minhas 3 novas maquinas para a minha garagem em Sever do Vouga onde aproveitei para fazer um pouco de bricolage( lavar, limpar e tentar colocar a trabalhar). A que mais atenção teve foi a Macal Cliper e nesse mesmo dia trabalhou, verificando que tanto o motor como a montagem se encontram em muito bom estado. A Famel Caçador e a Mairl parecem estar igualmente muito boas de motor, necessitando apenas da mesma atenção que a Macal recebeu para mostrarem todo o fulgor dos seus motores.

 As 3 maquinas já em Sever do Vouga depois de uma pequena limpeza...

Já na garagem juntamente com as outras motorizadas da minha colecção. A Famel Caçador é a primeira a contar da esquerda para a direita e a Mairl é a ultima.

A Macal Cliper ao lado da sua irmã mais nova a M50 de cor vermelha.

Ficaram  assim mais ou menos contadas as principais peripécias desta  viagem que  permitiu aumentar  a minha colecção de Motociclos e Ciclomotores nacionais com 3 interessantes modelos....