P.S- Esta biografia pode conter alguns erros, falhas  ou imprecisões históricas. Se encontrar algum, agradecia que me informasse através do e-mail do site.

Um pouco de História....

Macal na competição...

Década de 60- Primeira participação de uma Clipper com motor Zundapp de 3 velocidades, especialmente preparada para a corrida (circuito de Águeda).

Primeira participação de um protótipo com motor F.P.M de 3 velocidades (circuito de Águeda).

Década de 70- A primeira participação em provas de Motocross surgiu na prova de Leça do Balio. José Torres Sousa , com o nº 59, surgiu aos comando de uma Macal M70 com motor Sachs de 5 velocidades, especialmente transformada para Motocross. O piloto obteve o 2º lugar final na prova.

No primeiro campeonato realizado, o piloto José Torres Sousa, sagrou-se Vice-Campeão Nacional no escalão de consagrados.

Após este primeiro ano, Isaac Caetano criou uma estrutura integrada na secção de protótipos. Nessa estrutura desenvolveu novos quadros e acessórios que após testados na competição eram introduzidos nos modelos de produção corrente. Por exemplo, o modelo GTX derivou da 50cc com motor Sachs de 6 velocidades com que Torres Sousa se sagrou Campeão Nacional de Motocross 50cc na classe consagrados (usando o nº 48).

Nessa mesma década com a introdução da linha de floresta da Husqvarna no sector comercial da M. Caetano Henriques, Querubim Branco e Isaac Caetano importaram uma mota Husqvarna CR250cc. Com essa moto Manuel Massadas sagrou-se  Campeão Nacional.

Como curiosidade, Leonel de Sousa e Manuel Massadas realizaram um protótipo Macal com motor Husqvarna  de 250cc. Esse protótipo teve a sua estreia com Manuel Massadas aos comandos, numa prova do Campeonato do Mundo de Motocross em Sabadell- Barcelona.

Posteriormente foi melhorada por Isaac Caetano e fez vários campeonatos nacionais com José Torres Sousa.

Pilotos: 

José Torres Sousa: 1º piloto oficial(cross e velocidade).  Campeão Nacional de 50cc e 125cc consagrados.

João Gouveia: Campeão nacional 50cc iniciados.

Alexandre Ulisses: 50cc.

António Soares Miranda: 50cc.

Leonel de Sousa: 50cc.

José Tavares: 50cc.

António Tavares: 125 e 250cc (Husqvarna).

Manuel Massadas: 250cc (Husqvarna) (Campeão Nacional).

Carlos Macedo.

Durante este periodo, Leonel de Sousa transformou vários modelos M70 com motores Zundapp para provas de velocidade em circuito urbano( feira). Leonel de Sousa e o seu filho  José Torres Sousa obtiveram alguns sucessos.

O maior sucesso nessa época na velocidade foi uma prova que Torres Sousa venceu no então novíssimo Autodromo do Estoril, aos comando de uma Macal M70 super ligeira. Esta motorizada foi equipada com motor Sachs de 50cc e 6 velocidades com que Torres Sousa tinha vencido o Campeonato Nacional de Motocross!!!! 

Após a morte de Leonel de Sousa termina todo o sector desportivo da Macal, mantendo-se José Torres Sousa em actividade até finais da década, mas como piloto semi-oficial.

Década de  80: Nos finais da década de 80, com o intuito de divulgar os motores Minarelli, Ernesto Caetano, criou um sector desportivo para as disciplinas de: Motocross, Moto-rallies, Enduro, Raids e Velocidade.

No Motocross, defenderam as cores da Macal os seguintes pilotos:

Eugénio Cação- Campeão Nacional na classe de 80cc.

Manuel Delgado- Vice- Campeão Nacional na classe de 80cc

José Santos.

 José Torres Sousa.

Cesar Peixe.

José Agostinho.

Carlos Correia.

Paulo Marques.

No Enduro, defenderam as cores da Macal os seguintes pilotos:

Ernesto Caetano- Campeonato Nacional de Enduro e Moto-rallies na classe de 50cc.

António Novo.

Jorge Silva- Campeão Nacional de Enduro na classe de 80cc.

Eugénio Cação- Campeão Nacional de Enduro na classe de 50cc.

Rui Lemos- Campeão Nacional de Enduro na classe 80cc.

Vitor Fiuza- Campeão Nacional de Enduro na classe de 50cc.

Nuno Barradas- Campeão Nacional de Enduro na classe de 50cc.

Sérgio Padilha- Campeão Nacional de Enduro e todo- o- terreno na classe de 50cc.

Armando Oliveira; Carlos Ala; Rui Costa; Ricardo Gomes; Pedro Silva; Jorge Batista; João Rolo; André Garcia; Paulo Costa; Carlos Duarte; João Santos- "Benga"; Jorge Maia; José Joaquim Carvalho; Carlos Pinto; Pedro Bueso; Henrique Cunha Junior; Miguel Abrantes; Pedro Loureiro; Paulo Bento.

Tiago Caetano- Vencedor do primeiro Troféu Mini-Enduro 50cc no ano de 2001. Vencedor do 1º troféu MX clássico 2004 em Husqvarva 250cc.

Tiago Caetano foi o ultimo piloto a correr com as cores oficiais da Macal.

Na velocidade, Ernesto Caetano com Manuel Massadas fizeram três protótipos.

Esses protótipos obtiveram bastantes sucessos pelas mãos de Rui Vieira. No entanto a Macal nunca foi Campeã Nacional de Velocidade.

Após a morte de Manuel Massadas, a equipa foi extinta.

 

 

 

            Fotos              Grande Prémio Macal MX 50 2012     Grande Prémio Macal MX 50 2013

 

            Grande Prémio Macal MX 50 2014    Grande Prémio Macal MX50 2015