Bicimota 92 - Renovação

Esta reportagem foi  retirada de uma revista Motojornal dos anos 90. O texto e as fotos são da responsabilidade de Alberto Pires.  Nesta secção as reportagens podem não ser copiadas na totalidade, conforme o interesse que tenham para a temática deste site.

O site www.motorizadas50.com  com a publicação destas reportagens pretende partilhar informações importantes sobre  marcas e modelos que infelizmente já não se produzem e que dificilmente voltarão às páginas destas publicações.

Se os autores/ responsáveis por estas reportagens acharem que este site ao publicar estes textos  está  a ir contra os interesses das publicações, enviem por favor um e-mail para motorizadas50@gmail.com que as  mesmas serão imediatamente retiradas...

 

 

A Bicimota 92, II salão Internacional das duas rodas e componentes abriu as suas portas ao público entre 4 e 10 de Maio no parque de exposições de Aveiro, tendo como entidade organizadora a Abimota. Esta tem sido incansável na procura de soluções e na criação das estruturas necessárias para o vingar dos interesses dos seus associados, numa altura em que as leis tendem a ser ditadas pelo próprio mercado.

 

Realizada novamente em Aveiro por vontade dos associados da Abimota, a segunda feira do sector veio trazer ao público a capacidade tecnológica e industrial dos nossos fabricantes.

A possibilidade de figurarem através de alguns comerciantes algumas marcas europeias e asiáticas, o seu confronto põe à vista as diferenças que nos separam daqueles com que pretendemos concorrer, sendo no mínimo motivação para um maior esforço no sentido de os alcançar. A aposta tem sido parcialmente ganha, devendo no entanto a componente estética ser merecedora de uma maior atenção, de forma a acompanhar o positivo esforço tecnológico que tem vindo a ser realizado. Desta forma poderemos incrementar a nossa posição junto dos parceiros comunitários (que passou de 16 para 36% de produtos fabricados) para além de uma ainda melhor penetração nos novos mercados africanos. A completar este quadro falta uma ajuda por parte das entidades governamentais, continuamente reclamada pelo presidente da Abimota, de forma a criar condições de crédito e fiscais aos industriais do sector, numa acção em nada diferente do que se passa nos restantes países produtores e concorrentes, de forma a se poder lutar com as mesmas armas no mercado e proporcionar a necessária saúde a uma indústria tão importante para a zona de Águeda.

 

 

Macal - A Macal apresentou em Aveiro todos  os seus modelos, apresentando também a sua nova scooter.

O novo modelo, mecanicamente semelhante ao anterior, para além de linhas afiadas e decoração desportiva vem equipada com um disco na roda dianteira, respondendo assim às propostas da concorrência neste tipo de modelos. As restantes propostas são já conhecidas, verificando-se apenas mudanças na decoração das trail Dakar Junior e Super. Os modelos de estrada PR50 e RVE 50 dispõem do mesmo quadro e suspensões, estando no entanto a RVE melhor equipada no tocante ao motor Minarelli de que é dotada, sendo este refrigerado a água, e montando também travões de disco em ambas as rodas, o que não acontece na PR que só dispõe de disco na roda da frente.

 

 

 

 

 

 

Metalurgia Casal - O construtor de Aveiro, fruto das transformações que sofreu em termos administrativos, tem vindo a criar uma nova dinâmica nas suas realizações. No seu stand era possível observar parte da sua história, com alguns modelos que marcaram a sua produção de um lado e os disponíveis em catálogo no outro, estando o espaço central dedicado à novidade da marca. Depois da apresentação da Bossini, reformando e criando um novo conceito junto do seu propulsor de duas velocidades que tão boas provas deu no modelo Boss, reagiu às exigências dos utilizadores e lançou uma Bossini com jantes de 14 polegadas, ficando o modelo agora mais baixo e consequentemente mais vocacionado para as baixas estaturas, num gesto pensado sem dúvida para agradar à clientela feminina.

 

 

A grande novidade da marca para a Bicimota foi a apresentação a público do novo modelo Magnum, destinado a substituir a RZ. Desta apenas se aproveitou parte do grupo propulsor, já que está dotada de um novo cilindro capaz de debitar 8cv, para além de um binário sensivelmente superior. As alterações na ciclística foram bastante mais importantes, sendo o quadro um dupla trave em chapa prensada e a suspensão traseira recorre a um sistema de acção progressiva.

A suspensão dianteira está entregue a uma forquilha telescópica regulável.

 

 

A produção deste modelo tem o seu início previsto para breve e, dependendo do seu preço, poderá ser um modelo a ter em conta na luta pelas posições cimeiras, já que cumpre perfeitamente os requisitos necessários para um modelo deste género. A qualidade dos produtos da Casal é outra das garantias que brevemente poderão ser jogadas comercialmente, pois para além de todo o esforço feito pela fábrica no sentido de proporcionar uma formação consentãnea aos seus operários, está para breve a inauguração do seu laboratório de controle de qualidade e certificação, laboratório este que estará disponível também para todas as empresas que a ele queiram recorrer.

 

 

 

 

Famel - A firma de Águeda dispunha sem dúvida do mais agradável espaço do salão. Apresentando poucas novidades de fundo, era no entanto possível observar a scooter Faxion em novas cores, numa opção acertada e de acordo com as formas agradáveis do modelo. Apresentada aquando da Faxion, a Olimpic 92 não podia deixar de estar presente, sendo a arma da Famel para a faixa de ciclomotores de maior dimensão.

 

 

Recorrendo ainda ao mesmo motor de embraiagem centrífuga (um dos orgulhos da marca) era ainda possível ver a nova Scootorino, um modelo de características citadinas que pelas suas formas algo fora do vulgar cativava as atenções dos visitantes.

 

 

Um dos melhores modelos da Famel é no entanto a sua trail FX. Este modelo todo o terreno, para além de muito atraente, dispõe de forquilha invertida, suspensão traseira por monoamortecedor e um potente motor refrigerado por água, reunindo assim todas as características técnicas necessárias para fazer dele uma proposta interessante no segmento.

 

 

 

 

Fundador - Este construtor apresentava três modelos diferentes, mantendo contudo uma estreita ligação à Casal nas suas produções. A mais recente é a nova trail Savage, dotada de linhas atraentes e de um porte considerável. A versão de estrada Fera mantém-se ainda como uma das mais interessantes versões desportivas, e a Fox, mais um exercício de estilo em volta da Boss.

 

 

SIS -  Os modelos expostos compreendiam a Fuego, a V5 Lotus e o último modelo Diva.

 

 

Anfesa - António Ferreira dos Santos levou até Aveiro três das suas motos de todo o terreno que produz actualmente. A trail RV 175 com motor Hodaka, a RV 125 Enduro e a RV 50, uma excelente proposta dentro do segmento. É de notar que todos estes modelos estão equipados com forqueta invertida na frente e monoamortecedor atrás, o que aliado ao bom comportamento das unidades motrizes com que vêm equipadas as transformam em boas motos para a prática do todo o terreno.