Auto Show 89 - Japoneses de fora |
||
Esta reportagem foi retirada de uma revista Motojornal dos anos 80. O texto e as fotos são da responsabilidade desta publicação. Nesta secção as reportagens podem não ser copiadas na totalidade, conforme o interesse que tenham para a temática deste site. O site www.motorizadas50.com com a publicação destas reportagens pretende partilhar informações importantes sobre marcas e modelos que infelizmente já não se produzem e que dificilmente voltarão às páginas destas publicações. Se os autores/ responsáveis por estas reportagens acharem que este site ao publicar estes textos está a ir contra os interesses das publicações, enviem por favor um e-mail para motorizadas50@gmail.com que as mesmas serão imediatamente retiradas...
|
||
No período de 19 a 28 de Maio, o público nortenho pode visitar, na Exponor, o Auto Show 89. Este certame, organizado pela Publisalão, é dedicado aos veículos comerciais, reboques, motociclos, peças e acessórios. O sector que nos diz respeito, os motociclos (naturalmente), não está representado em grande quantidade, de qualquer forma a presença de uma parte significativa dos construtores nacionais - por intermédio da Abimota - que aqui, fazem prova de uma vitalidade pouco habitual e a apresentação de algumas novidades no que diz respeito às marcas importadas.
A SIS- Sachs KTS, novidade nacional, de design atraente.
O stand da Casal apresenta-se com grandes novidades, entre elas destaque para os novos blocos propulsores (50, 80 e 125cc) munidos (finalmente) de admissão lamelar e de bomba de água de accionamento mecânico (solidária com a cambota). Portanto, neste momento, apenas ficam a faltar a válvula de escape e a lubrificação separada para que a produção nacional se assemelhe ao que se faz de melhor em matéria de dois tempos. Ficamos ainda a saber que a Metalurgia Casal prepara para breve mais algumas novidades, cuja natureza não nos foi revelada. Aguardando-as com impaciência o prosseguimento desta politica de centralização.
A Macal marca nova etapa na sua produção com a rally. Este novo modelo de 50cc possui lubrificação separada e bomba de água mecânica.
Ainda no stand da Casal está exposta a Fundador. Esta marca apresenta aqui uma grande novidade, a Fera K600, uma 50cc marcadamente desportiva onde a qualidade do design - que não renega a inspiração de uma certa Malaguti RST - se alia à nova série de motores Casal e acessórios italianos (uma referência na matéria).
A Fundador possui linhas interessantes. Refira-se a suspensão dianteira da Paioli com sistema antimergulho regulável.
Na Macal, o destaque vai para a Rally Trail RV6 H2O, uma todo-o-terreno de 50cc que como principais inovações, em relação ao modelo que a precedeu - a Trail II apresenta uma nova estética e um novo motor munido de refrigeração liquida, lubrificação separada e bomba de água mecânica. Nesta marca ainda destaque para a Top Gun 2.3, utilitária de 3 velocidades e estética inovadora, entre nós, cujo principal objectivo é a exportação. Os restantes apresentam retoques provenientes da combinação de novos elementos.
Eis o motor nº 1 fabricado pela Casal e que data de 1966.
A EFS apresenta a nova produção com ligeiros retoques, ressaltando, neste caso, a utilização de motores das mais diversas proveniências: Sachs, Puch e Zundapp. Uma opção no mínimo original.
A nova proposta da Famel Zundapp dá pelo nome de Feeling.
O stand da SIS Sachs apresenta os modelos dessa marca assim como as Morini. Aqui o destaque vai direitinho para dois modelos: a 50 KTS, também inspirada na Malaguti RST, equipada com um Sachs 50 de refrigeração por ar que, por isso mesmo, condicionam o feitio da carenagem que, neste caso, não é integral. Tal como na Fundador, a maioria dos acessórios fala italiano;
A Macal tem na Top Gun 2.3 a sua aposta para o mercado da exportação, em particular para a vizinha Espanha.
A Saxonette é uma curiosa bicicleta munida de um motor de embraiagem centrifuga acoplado à roda traseira, os seus 30cc são um argumento suficiente para arrastar o seu baixo peso através do trânsito citadino e o seu preço, 69.900$00, constitui sem dúvida um aliciante importante.
Uma das novas propostas da SIS.
A Famel Zundapp restringe as suas novidades no campo estético e a XF1 Feeling de refrigeração liquida ocupa mais uma vez um lugar de destaque mercê de uma estética vistosa, só isso,sem que por outro lado apresente qualquer novidade em termos tecnológicos.
A Motoesa (EFS), não tem novas propostas em termos tecnológicos.
Outra proposta interessante da Famel: a Dream. |